domingo, 6 de maio de 2012

Covinte aos estudantes para à I Plenária da OECI


I Plenária da OECI
 Oposição Estudantil Combativa e Independente

Todo estudante de graduação tem que cumprir carga horária em atividades complementares como pré-requisito para obtenção do título. Esta é uma postura salutar das IES, pois, promove e incentiva o estudante a participar de atividades que certamente proporcionam o aprimoramento da formação básica. Contudo, desde novembro de 2010, a ordem dada pela REItoria é de que apenas as atividades promovidas pela UCSal servirão para integralizar as horas complementares nos currículos dos estudantes. Proibindo assim, a livre iniciativa dos estudantes na participação de atividades fora da UCSal, visto que, para a UCSal, as atividades não terão validade. Diante disso e para suprir essa demanda o mesmo disponibilizou disciplinas complementares PAGAS. É necessário compreendermos o que está por trás desta medida arbitrária.

O REItorado de José Carlos é marcado historicamente pelas iniciativas que tornam a UCSal uma lucrativa instituição de ensino. Assim, esta medida serve para constranger os estudantes à participarem das atividades promovidas pela própria Católica;  ou pelos seus parceiros (como o CATEF). Estas atividades são poucas, são pagas e não incluem todas as atividades promovidas pelos CA’s e DA’s da UCSal, o que ocasiona uma série de problemas como a desqualificação de atividades pertinentes as diversas áreas do conhecimento e a excessiva carga de tributos em cima do estudante trabalhador. Além disso, e muito mais grave, é o constrangimento dos estudantes a se matricularem nas chamadas disciplinas complementares. Como a integralização é obrigatória e a UCSal não promove atividades que possam suprir a necessidade, somos obrigados a pagar disciplinas a mais para garantirem a formatura, o que acarreta em mais carga de tributos sobre o estudante trabalhador.


A REItoria hoje conseguiu minar toda a possibilidade de oposição aberta, institucional  e democrática dentro da UCSal. Com a cooptação dos departamentos realizada em 2009 e as falsas eleições de representação discente e docente, o REItor agora tem controle absoluto sobre todos os espaços da Universidade. Os CA’s e DA’s se tornaram espaços de representação meramente ilustrativos dentro da hipocrisia política da UCSal e o DCE, se reaberto, não poderá fazer grande oposição devido à centralização do poder e a falta de representatividade nos conselhos gerais.

Sendo assim, não há como realizar mudanças por dentro da instituição. Para mudar nossa situação de constrangimento devemos nos organizar para fazer valer a nossa postura enquanto único bloco genuinamente independente do governo da Universidade. Se a REItoria se mostra intransigente devemos agir também de forma intransigente, com ações diretas voltadas à denúncia das arbitrariedades da reitoria e garantia de soluções.

Por isso tudo, e mais ainda, convidamos todo o corpo discente da UCSal a participar da I Plenária da OECI onde discutiremos o problema das atividades complementares e as ações que tomaremos. Somente com organização podemos fazer frente aos desmandos do governo da universidade.





I Plenária OECI

Quando? 09/05/2012.

Onde? Sala de vídeo do Campus Federação, ao lado do Auditório.

Que horas? 19 horas.



Pela Revogação do Ato 0024 – Atividades Complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário